SOCIEDADE

    As interpretações no relacionamento humano demonstram a necessidade de informações de convivência e a interatividade destes conhecimentos. No reino animal quando estes compartilham em organização e em conjunto define tarefas de um grupo biológico de uma espécie com direitos a convivência e a sobrevivência. Com relação ao ser humano a reciprocidade deste conceito é também convencionada.

    Em latim a palavra sociedade vem de “societas” uma associação amistosa com os outros, que tem a origem de outro termo também em latim “socius” que significa companheiro.    Assim contemplamos que sociedade é um conjunto de pessoas que compartilham propósitos, costumes, preocupações, direitos para uma convivência comum.

    O relacionamento comum de interesse proporciona a instituição de uma comunidade e estas em determinado território constituem uma nação, que necessariamente por interesses múltiplos regem e instituem regras de convivência em sociedade.

    Com o estabelecimento de um regramento, a liderança através do poder e por intermédio da criação de um Governo explicita as normas de convivência de uma sociedade. Esta definição embora didática ainda não corrobora em determinadas localidades a harmonia de sobrevivência das pessoas em lugar comum para sua existência como uma sociedade.

    No desenvolvimento humano caracteriza-se pela existência milenar nas sociedades humanas e há uma intima relação entre sociedade e direito.

     

    Edison Ferreira da Silva

    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    EFS - Estudo em Foco Saúde 2014- Todos os direitos reservados | Criative Web