Plástico

    PLÁSTICO

    O uso de plástico reciclado promove a economia de até 50% de energia.          De acordo com a ABREMPLAST – Associação Brasileira de Recicladores de Materias Plásticos, 16,5% dos plásticos rígidos e filme são reciclados ( equivalente a 200 mil toneladas/ano ). O Brasil ocupa o 4º lugar na reciclagem mecânica do plástico, atrás da Alemanha, Áustria e Estados Unidos.
    A reciclagem do plástico começou a ser feita pelas próprias indústrias para o reaproveitamento de suas perdas de produção e tem contribuído para reduzir seu impacto ambiental. Depois de separado e lavado para voltar ao processamento industrial. Após a secagem, o material é transferido para um aglunitador que contem hélices que giram em alta rotação aquecendo o material por fricção e transformando-o em uma pasta plástica.
    Em seguida adiciona-se água em pequena quantidade para provocar um choque térmico, que faz as moléculas dos polímeros se contraírem, aumentando sua densidade. Assim, o plástico adquire uma fora aglomerada e entra em uma máquina que funde e dá aspectos homogêneos ao material transformando-o em tiras ( espaguete ). Após resfriamento em água, os espaguetes são picotados na forma de grãos e embalados em sacos de 25Kg que são vendidos para as fábricas de artefatos plásticos em grande escala,devidos ao seu alto custo.(CEMPRE -1998 ).


    Reciclagem:

    Garrafas plásticas ( água, refrigerante, óleo comestível e sucos ), Embalagens Plásticas de alimentos, potes, copos descartáveis, tubos de pvc, sacos e sacolas, brinquedos e plásticos em geral.
    Obs. Os materiais devem estar limpos e secos.

     

    Fonte: Programa Menor Lixo, mais vida
    Termo de cooperação do Projeto de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
    JICA – Japan International Cooperation Agenct
    PMSP – Prefeitura do Município de São Paulo

    EFS - Estudo em Foco Saúde 2014- Todos os direitos reservados | Criative Web