Termômetros com Mercúrio

    Mercúrio

    O mercúrio metal liquido extremamente tóxico e bioacumável é substância quem vem sendo banida de inúmeras atividades industriais e comerciais diante de vários problemas que causam a saúde e ao meio ambiente. No processo de evaporação esta substancia proporciona a contaminação do ar e no solo pode proporcionar sérios danos na cadeia alimentar com sérias conseqüências ao ser humano.

    Para a saúde afetam o cérebro e o sistema nervoso central, os trabalhadores mesmo que expostos a quantidade mínimas podem sofrer sérios problemas aos pulmões, simples náusea, fraqueza ou dor de cabeça pode evoluir para problemas renais, auditivos, visuais (falta de reflexos), perda de memória, demência e etc. Nos serviços de prestação de serviços de saúde o uso de equipamentos com mercúrio, mesmo que sua contribuição ao meio ambiente seja pequena para a poluição ambiental, proporciona sérios problemas á saúde dos trabalhadores.
    Nos hospitais o uso de efigmomanômetros e em uso de termômetros de geladeiras em unidade de saúde são fontes de risco que devem ser eliminadas. Em alguns paises o uso destes equipamentos foi totalmente extintos como na Suécia e Holanda, no entanto em alguns na Europa e até mesmo nos Estados Unidos verifica-se que o não uso destes equipamentos ainda não atingiu padrões internacionais de confiabilidade.

    O argumento é que muitos dos dispositivos não possuem uma performance baixa em termos de acurácia, mas já há alguns parelhos com critérios de validação da Britsh Hypertension Society (BHS) e da Association for Advncendment of Medical Instrimentation (AAMI). Levantamento da Comissão Européia quanto a proibição desta substância levará a uma redução de 33 toneladas nas emissões de mercúrio, sendo que 25 e 30 toneladas corresponderão ao fim do uso de termômetros, com uma estratégia lançada em 2005 para suprir progressivamente o uso até 2011.

    Em São Paulo através de trabalho efetuado pela Superintendência Regional de Trabalho com adesão demais de 94 hospitais foi lançada campanha para a substituição de termômetros nos Hospitais e Clinicas. A iniciativa vem de encontro com as prerrogativas definidas e lançadas em 2002 pela Avaliação Global do Mercúrio feito pelo PNUMA.

     

     

    EFS - Estudo em Foco Saúde 2014- Todos os direitos reservados | Criative Web