Isopor

    ISOPOR

    O isopor é conhecido como EPS sigla internacional do Poliestireno Expandido e que é um tipo de plástico obtido através do petróleo e criado em 1948 pela BASF na Alemanha. È um plástico celular rígido expandido por gás, por expansão de pérolas de 3 mm que são aumentadas 50 vezes e o produto possui 98% de ar e 2% de poliestireno, o gás utilizado não contém CFC, que causa danos a camada de ozônio.

    É totalmente reciclável e a principio não causa agressões e não contamina o meio ambiente, por ser em tese material reciclável, mesmo não se decompondo na natureza e não sendo atacado por bactérias ou fungos. Contudo o descarte inadequado, exemplo ao ser jogado nas praias vai para o mar, prejudicando os peixes que confundem como alimento e acabam morrendo, inclusive relata-se ser comum a identificação de isopor em estômagos de baleias e outros tipos de peixes.
    A sua reutilização é como matéria prima na fabricação de outros produtos.

    A sua maior importância é pelo fato de que é um importante isolante térmico. Na Europa faz parte de grandes processos de reciclagem o que não ocorre no Brasil, pois alegam não ser economicamente viável, sendo seu destino mais comum os aterros sanitários agravando as questões de ocupação de espaços e pela demora no processo de decomposição.
    Já há algumas iniciativas na área, como é o caso da Whirepool (detentora das marcas Brastemp e Cônsul), que implantou o Projeto Gaia em junho de 2003, inicialmente na região da Grande São Paulo e na Baixada Santista.


    O Projeto conta com uma frota sub-contratada de veículos dedicada à entrega e recolhimento de embalagens nestas regiões. Segundo dados da Whirpool, durante os anos de 2004 e 2005, o projeto recolheu 24,40 toneladas. Em 2006, foram recolhidas 12,34 toneladas até o mês de setembro.

    Esta situação por melhorar caso a indústria adote procedimento em escala nacional, e o processo de esgotamento dos aterros sanitários e a disposição de resíduos em lixões seriam minimizados.

    Fonte: setorreciclagem e maxpressnet.

    EFS - Estudo em Foco Saúde 2014- Todos os direitos reservados | Criative Web