Proibição de Embalagens de Isopor

    Na atual realidade do mundo moderno cada vez mais a preocupação com o meio ambiente envolve medidas importantes no comportamento das cidades. As bandejas de isopor que são produzidas de poliestireno são provenientes do petróleo e que possui impacto enorme nas questões ambientais. No mundo moderno as embalagens de isopor de nossos inúmeros alimentos congelados como frios, carnes, verduras e outros produtos acondicionados com este tipo de embalagem nos inúmeros hipermercados. Este tipo de material como o plástico possui características de decomposição de milhares de anos.

     

    A preocupação com este tipo de embalagem fez com que a cidade de São Francisco proibir a partir de 2017 proibir a venda de qualquer produto fabricado com este tipo de material (poliestireno). Esta medida radical inclui as embalagens, bolinhas de isopor que são acondicionadas em caixas de embalagens para conservação de produtos e equipamentos e em especial as bandejas que são utilizadas na venda de congelados  

     

    Para os supermercados, que usam as bandejas para acondicionar peixe e carne, o prazo dado para se adequar à lei foi um pouco maior: julho do ano que vem. Entretanto, a utilização do material continuará a ser permitida para fazer isolamento térmico.

     

    O estado da Califórnia é um dos mais ativos na proteção ambiental, desde 2007, a distribuição de quentinhas de poliestireno, as embalagens para levar comida para casa, já é proibido.

     

    Todas estas medidas fazem parte do plano da cidade em se tornar Lixo Zero até 2020, ou seja, que nenhum resíduo seja encaminhado para aterros sanitários ou usinas de queima de lixo. Estima-se que aproximadamente 25 bilhões de copos de poliestireno sejam jogados no lixo por ano nos Estados Unidos.

     

     

    Fonte: http://conexaoplaneta.com.br/blog/sao-francisco-proibe-o-uso-de-embalagens-e-produtos-com-poliestireno/

    Fonte: http://sfenvironment.org/zero-waste/overview/zero-waste-by-2020

     

    EFS - Estudo em Foco Saúde 2014- Todos os direitos reservados | Criative Web