Residuos de Madeira

    Resíduos de Madeira

    A preocupação da preservação das florestas, em destaque as questões atuais e constantes da preservação da floresta Amazônica, corrobora também o desperdício de resíduos de madeiras nas cidades.

    Ao avaliarmos a questão dos móveis e demais utensílios domésticos que utilizam como matéria prima a madeira, observa-se que as tecnologias inserem no contexto doméstico uma infinidade de produtos que são desprezados, com conseqüências graves, em muitos casos desprezados na via pública. Podemos também apreciar que a mídia favorece o consumidor quando da publicidade para reformulação do mobiliário em suaves prestações.

    Também não podemos deixar de avaliar a questão dos resíduos da construção civil, que diante do aquecimento do mercado da construção imobiliária, proporciona 10 mil toneladas/dia de resíduos da construção civil. Na cidade de São Paulo a Limpurb ( Departamento de Limpeza Urbana ) estima que seja aproximadamente 2 mil toneladas só de madeira.

    Considerando apenas os número dos domicílios e o poder calorífico da lenha seca 12% , os 210.600 quilos de madeira desperdiçados todos os dias, representam 753.948.000 Kcal/kg. Podemos transformar esse valor energético em litros de diesel ou em qualquer outro combustível, bastando saber qual é o poder calorífico de cada um.

    O poder calorífico do diesel é de 8.820 quilocalorias/litro. Do valor de 753.948.000 kcal/kg equivalem a 85.481 litros/dia de diesel. Um caminhão armazena em média 200 litros, portanto temos capacidade de abastecer 427 tanques.

    Ora, se analisarmos no ponto de vista de abastecimento de álcool, 753.948.000 kcal/kg equivalem a 137.081 litros de álcool ( 5.500 kcal/l representa valor energético do etanol ) com média de tanque dos automotores de 50 litros, poderiam encher nada menos que 2.741 carros por dia.

    Podemos verificar que há um desperdício razoável e significativo quanto aos resíduos de madeiras.

    Fonte: Revista Com ciência Ambiental

    EFS - Estudo em Foco Saúde 2014- Todos os direitos reservados | Criative Web