Manual de Acidente de Trabalho – Diretoria de Saúde do Trabalhador

    As situações que envolve os colaboradores das entidades de saúde são na pratica uma contextualização de possibilidade com inúmeros acidentes de trabalho. Os afastamentos das atividades profissionais, nos primeiros dias de afastamento são de responsabilidade do empregador. Após esta absorção de responsabilidade o funcionário é encaminhado a uma Perícia Médica para avaliação médica e apurada da possibilidade de seu retorno as suas atividades laborais.

    Neste ano a Previdência lançou um Manual de estrema importância para o atendimento das questões da Perícia Médica. Assim conheça estes princípios com a narrativa abaixo e faça o download do manual no link abaixo:

    https://wandersonmonteiro.files.wordpress.com/2016/05/manual-de-acidente-de-trabalho-inss-2016.pdf

    Transcreve-se

    O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS tem como missão a proteção do trabalhador e da sua família. Neste contexto, a Perícia Médica Previdenciária – PMP desempenha papel fundamental no afastamento do ambiente adoecedor, identificando a relação de determinadas doenças com o trabalho, além de proporcionar condições favoráveis à recuperação da capacidade laborativa. O acidente do trabalho causa dano ao segurado e à sua família, bem como prejuízo à empresa e ônus ao Estado.

    A PMP, ao identificar o acidente do trabalho, fornece dados estatísticos essenciais para o desenvolvimento de ações de prevenção e proteção relacionadas à saúde do trabalhador, uma vez que a caracterização permite detectar indícios de dano à sua saúde, com a consequente responsabilização dos empregadores, conforme o caso.

    Nos últimos anos, observa-se o aumento gradual dos casos de acidente do trabalho caracterizados pela PMP, fato este justificado, em parte, pelo aumento dos trabalhadores segurados da Previdência Social que passaram de cerca de 40 milhões em 2003 para mais de 67 milhões em 2012, segundo Anuário Estatístico da Previdência Social, 2012.

    Outros fatores que justificam esse aumento são: a implementação do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário – NTEP e o descumprimento das normas de saúde e segurança do trabalho em alguns setores produtivos. Dessa forma, o este Manual tem por objetivo fornecer aos Peritos Médicos Previdenciários orientações quanto à caracterização do acidente do trabalho em todos os seus passos, bem como fornecer a todo e qualquer servidor da área de saúde do trabalhador do INSS orientações necessárias para encaminhamento destes casos.

    EFS - Estudo em Foco Saúde 2014- Todos os direitos reservados | Criative Web