A realidade das entidades diante da atualidade é muito diferente daquelas administradas no passado. O surgimento de várias inovações tecnológicas e com o próprio desenvolvimento intelectual do homem é necessário muito mais do que intuição e percepção das oportunidades. A administração necessita de um amplo conhecimento e a aplicação correta dos princípios técnicos com a necessidade de combinar os meios e objetivos com eficiência e resultados
As questões que envolvem os processos de Administração são notoriamente complicadas em dinamismo e a visualização de hierarquia em alguns cenários de gestão, bem como as questões de deliberações. Inicialmente preserva-se noções especificas de termos que são fundamentais para caracterizar esta visão de comando do Administrador e necessariamente alguns conceitos:
Autoridade – Subordinado a execução de uma tarefa, visando aos objetivos organizacionais. Consiste principalmente no direito de decidir e comandar.
Poder – É a responsabilidade de comandar, pode ser medida em termos de habilidades para: Dar recompensa; Promoter recompensa; eliminar; recompensa; Promoter punição e punir.
Confiança – Isso é considerado uma vez que o superior tem direito de requerer uma atitude de confiança em relação ao subordinado a que delegou tarefas e autoridade.
Diante destes conceitos quando se define a Responsabilidade que é a aceitação do papel a ser desempenhado na administração , composto de tarefas, missões, atividades. Fundamentalmente devemos entender os critérios de comunicação e a capacidade das pessoas assumir as tarefas definidas para a sua função e desempenho. Todo o processo agrega-se ainda as questões de personalidade do agente, habilidades e principalmente a capacidade de aceitar seu papel decisório. Este deve ser impregnado na importância de o líder demonstrar confiança, poder e dar autoridade.
Estas concepções são também características de inibir processos de centralização de decisão dando alçadas especificas para que possa assumir de fato a decisão e não postergando diante da incapacidade ou mesmo desconfiança de que pode e o que não pode ser decidido por seu cargo diante da sua responsabilidade.
Responsabilidade não pode ser delegada
Edison Ferreira da Silva