Pela Organização Mundial da Saúde comemora-se em 07 de abril de desde 1948 o Dia Mundial da Saúde, esta data foi definida para que fosse difundido a conscientização da população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que permeiam as questões da saude populacional. Por esta comemoração tem se dado temas que refletem os principais problemas que afetam a saúde.
Em todas as comemorações anuais destaca-se um tema para cada campanha como “Salvar vidas: hospitais seguros em situações de emergência” (2009); “Hipertensão: conheça seus números” (2013); “Do campo à mesa, obtendo alimentos seguros” (2015); “Vamos conversar” (2017 que teve como mote a depressão); e “Saúde universal: para todos e todas, em todos os lugares” (2019).
No ano de 2020 o tema da celebração foi aos profissionais de enfermagem e todas as equipes de saúde, por sua heroica dedicação e sacrifício na luta global para impedir a disseminação o Covid-19. E para o ano de 2021 a proposta pauta-se na Construção de um mundo mais justo e saudável. Assim sendo segundo consta o Dia Mundial da Saúde é uma das oportunidades de comunicação sobre a importância da equidade nos serviços de saúde, não apenas para a saúde dos indivíduos, mas também para a saúde das economias e da sociedade como um todo.
Saliente-se que devemos observar que em 1946, a Organização Mundial da Saúde – OMS ,aprovou um conceito que visava ampliar a visão do mundo a respeito do que seria estar saudável. Neste propósito ficou definido então que “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.
Devemos ressaltar o disposto no artigo 196 da nossa Carta Magna que assim descreve: A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
Ademias não podemos deixar de destacar que de acordo com a Lei nº 8080/90, a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
Neste conceito percebe-se que saúde não é um estado fácil de ser alcançado, uma vez que o ser humano padece de viver sem tristezas, sem preocupações e interagindo com o restante da sociedade de maneira harmoniosa. Pois assim sendo a saúde deve ser em consonância o bem-estar, caracterizado por meio do tratamento de doenças ou de sua prevenção, mas principalmente de qualidade de vida.
Edison Ferreira da Silva