Estatuto da Criança e do Adolescente

 

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou proposta que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) para permitir que os conselheiros tutelares possam requisitar serviços públicos na área de assistência social. O texto aprovado substitui a expressão “serviço social” por “assistência social” na parte da lei que define as atribuições dos conselhos tutelares.

“O Estatuto da Criança e do Adolescente, ao prever os serviços públicos que o Conselho Tutelar pode requisitar para promover a execução de suas decisões, cometeu uma imprecisão técnica e se referiu ao serviço social. Essa imprecisão pode gerar prejuízos a crianças e adolescentes caso a lei seja interpretada de forma literal. Ou seja, o Conselho Tutelar pode se deparar com a negativa de prestação de importantes serviços no âmbito da Assistência Social.”

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, o conselho tutelar já pode requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, previdência, trabalho e segurança.

O texto aprovado segue para ser analisado no Senado.

Da Rádio Câmara, de Brasília, Murilo Souza.

Acesse o link

Comissão aprova projeto que substitui o termo “serviço social” por “assistência social” no ECA – Radioagência – Portal da Câmara dos Deputados (camara.leg.br)

dr_3

Dr. Edison Ferreira da Silva

  • Direito – Universidade Braz Cubas – UBC
  • Administração – Faculdade de Administração Alvares Penteado – FAAP
  • Administração Hospitalar e Gestão de Saúde – Fundação Getúlio Vargas – FGV
  • Saúde Ambiental e Gestão de Resíduos de Saúde – Universidade Federal de Santa Catarina UFSC e Fundação Getúlio Vargas – FGV
  • Gestão e Tecnologias Ambientais – POLI/USP

Este e-book é uma ferramenta importante para que seja possível gerenciar todos os impactos na gestão de um Equipamento de Saúde

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE