O People Analytics é a nova base do setor de Recursos Humanos moderno. Essa metodologia usa dados para entender melhor os colaboradores e impulsionar o sucesso da empresa. Com ele, o RH pode fazer contratações mais precisas, identificar tendências e manter a equipe motivada. Ao substituir suposições por fatos, a ferramenta guia o departamento pessoal na direção certa, tornando-o mais eficiente e alinhado com os objetivos da empresa. No processo de recrutamento e seleção, o People Analytics se revela como um aliado indispensável. Ao analisar dados sobre o desempenho, comportamento e competências dos candidatos, o RH consegue identificar os perfis mais alinhados às necessidades da empresa e à sua cultura organizacional. A seguir, listamos os benefícios do People Analytics nas principais funções do setor de recursos humanos. Confira!
Contratação – Uma pesquisa da Deloitte revelou que 50% das empresas que adotam a abordagem relatam uma melhora significativa na qualidade das contratações. O People Analytics não se limita à análise dos profissionais já integrados à empresa. Ao considerar os dados sobre os candidatos antes do processo de contratação, aumentam as chances de o novo colaborador se alinhar perfeitamente com as exigências do cargo e a cultura da empresa.
Produtividade – Investir na satisfação dos colaboradores não só beneficia a retenção de talentos, mas também impulsiona a produtividade. O People Analytics vai além, permitindo a análise das fraquezas individuais. Mesmo com excelentes políticas de bem-estar, é natural que alguns funcionários ainda se sintam insatisfeitos. Com mais informações sobre o desempenho de cada um, diagnosticar e atender às necessidades individuais torna-se mais acessível. Isso abrange questões diretamente relacionadas ao trabalho, como carga horária, entre outros.
Retenção de talentos – Perder um bom profissional não só custa tempo e dinheiro na substituição, mas também pode resultar em encontrar alguém menos competente. Mesmo com o uso de práticas de People Analytics, que visam melhorar a contratação, isso pode acontecer. Por isso, empresas organizadas têm políticas de retenção de talentos, todas com o objetivo de evitar a insatisfação dos colaboradores. E o papel dessa abordagem aqui é fundamental, pois usar dados concretos é mais eficaz do que supor o que agrada aos colaboradores.
Acesse o link https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/dicas/people-analytics-quais-sao-os-beneficios-de-aplicar-nas-empresas