A organização Earth Day anunciou que concentrar-se-á em acabar com a poluição por plástico no Dia da Terra de 2020, o 50º aniversário do primeiro Dia da Terra do mundo, assinalado em 1970, e que levou à criação da Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos e à aprovação das Leis sobre Águas Limpas, Ar Limpo e Espécies Ameaçadas.
A Earth Day Network procura permanecer fiel ao seu legado, iniciando outro grande trabalho de limpeza, para acabar com a poluição do plástico, 300 milhões de toneladas de plástico são vendidas a cada ano, e, dessas, 90% vai parar ao lixo, acabando em aterros sanitários, nos oceanos e nos nossos corpos.
Poluição Plástica: Uma História
1862: Alexander Parkes o primeiro plástico feito pelo homem na Grande Exposição Internacional de Londres. Parkesine, como o apelidou, foi feito de celulose.
1907: Leo Baekeland desenvolve o primeiro plástico sintético à base de combustível fóssil feito de fenol (um resíduo de carvão) e formaldeído.
1946: A primeira exposição nacional de plásticos é inaugurada em Nova Iorque para mostrar todas as utilizações domésticas dos plásticos desenvolvidos no âmbito da Segunda Guerra Mundial. Durante a guerra, a produção de plástico aumentou quase quatro vezes.
Início da década de 1970: através da revista na Science sobre a prevalência de grânulos de plástico no Atlântico Norte levam a mais investigações sobre a prevalência de plástico no fundo do mar e o seu impacto sobre os animais marinhos.
1979: São introduzidos nos EUA sacos plásticos em redes comerciais.
1980: Woodbury – Nova Jersey, torna-se a primeira cidade dos EUA a adotar um programa de reciclagem após campanhas de consciencialização sobre o lixo nas décadas de 1960 e 1970.
Anos 90: Começa a utilização generalizada de microesferas de plástico na produção e utilização em cosméticos.
1997: Quando navegava para Los Angeles, Charles Moore descobre a maior coleção de lixo flutuante do mundo.
2002: O Bangladesh torna-se o primeiro país a banir os sacos plásticos depois de descobrir que estes bloquearam os esgotos durante uma inundação severa.
2007: Em São Francisco torna-se a primeira cidade dos EUA a instituir uma proibição de sacos de plásticos.
2008: Um estudo do governo confirma que o Bisfenol A, um produto químico utilizado para fabricar garrafas plásticas duras e o revestimento de latas de comida para bebés, pode aumentar os riscos de puberdade precoce, cancro da mama, problemas de próstata e problemas comportamentais.
2014: A Holanda torna-se o primeiro país a proibir microesferas em cosméticos.
2017: Aumenta a preocupação mundial com os plásticos oceânicos, com imagens impressionantes de como os mesmos afetam os animais do oceano.
2018: A Earth Day Network foca o Dia da Terra no fim da poluição por plásticos até 2020.
Fonte: https://www.earthday.org/earthday/ e https://www.esquerda.net/artigo/plasticos-historia-de-uma-crise-ecologica/54510
Edison Ferreira da Silva