Profissões de gerontólogo e tecnólogo em gerontologia
A Comissão de Saúde da Câmara analisa projeto que regulamenta as profissões de gerontólogo e tecnólogo em gerontologia. A proposta também institui a data de 24 de março como o Dia Nacional do Gerontólogo e do Tecnólogo em Gerontologia.
Como explica o relator do projeto na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, a gerontologia pode ser definida como o estudo do envelhecimento nos aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Já geriatria é uma especialidade médica. A Comissão da Pessoa Idosa já aprovou o texto. Na opinião do relator, os profissionais da gerontologia são importantes para melhorar a qualidade de vida dos idosos brasileiros.
O texto aprovado determina que o título de gerontólogo somente pode ser atribuído ao bacharel em gerontologia, o que significa dizer que cursou uma graduação de, no mínimo, quatro anos. Os cursos de tecnólogos têm dois anos de duração.
E a demanda por serviços voltados a esse público vai continuar a crescer nos próximos anos, segundo as estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O instituto estima que em 2050 quase 23% dos brasileiros serão idosos. Aprovado no Senado, o projeto ainda será analisado pelas comissões de Saúde, de Trabalho e de Constituição e Justiça da Câmara.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Maria Neves
Acesse o link