Com todo este processo de distanciamento das pessoas e inviabilidade de convivência em ambiente de trabalho, demonstra-se que devemos estar atentos e visualizarmos um outro vírus (vírus digital) que poderá afetar nosso trabalho e possível até um sistema.
Neste cenário é evidente que alguns importantes setores que agregam a modalidade de trabalho a distância, possam estar correndo o risco, acreditando-se que há grande possibilidade de surgirem “ciberataques” diante do aproveitamento destes acessos e trabalho em residências.
As maiores preocupações são com a possibilidade de colaboradores remotos não seguirem as recomendações da empresa e até mesmo como utilizarem os equipamentos de forma adequada. Uma das empresa que mais insere a prevenção de monitoramento de vírus a AVAST, já relata que no Brasil é possível haver recomendações para colaboradores e lideranças que se certifiquem de que os funcionários usem notebooks e smartphones pré-aprovados para ter acesso aos materiais corporativos, incluindo e-mails, ferramentas e documentos cadastrais.
Ademais, procedimentos seguros de limitar com senha de entrada os denominados perfis de acesso é uma das formas de obter certa segurança aos dados da entidade/empresa. No entanto, além destas medidas, devemos chamar atenção o fato de haver curiosidade de determinados e-mails que nada mais são uma possibilidade de acesso remoto e introduzir mecanismos de invasão de rede.
Saliente-se que enquanto trabalham em casa durante esse período, os funcionários também poderão receber e-mails relacionados ao coronavírus, incluindo e-mails de spear phishing. O Spear phishing é um ataque de falsificação de e-mail que tem como alvo uma organização ou indivíduo específico, buscando acesso não autorizado a informações confidenciais.
Por estas razões devem ser realizadas orientação por escrito com ciência e responsabilidade do que pode e não pode ser feito ou acessado. Assim sendo é de fundamental importância que verifique o endereço de e-mail ou o remetente. Esta dica dever ser realizada através de ingresso de contato com esse remetente por meio de um diferente, confirmando a mensagem se foi enviada, antes de abrir anexos, links ou receber uma solicitação.
Edison Ferreira da Silva