Deputados e deputadas aprovaram projeto (PL 4272/21) que obriga um acompanhamento contínuo de pacientes com câncer, durante todas as fases do tratamento no Sistema Único de Saúde, o SUS. A proposta prevê inclusive uma busca ativa de pessoas com suspeita ou diagnóstico de câncer como maneira de agilizar o diagnóstico.
O projeto cria o Sistema Nacional de Acompanhamento da Pessoa com Suspeita ou Diagnóstico de Câncer. O texto foi elaborado em 2021 por um grupo de trabalho da atual Comissão de Saúde da Câmara. Este grupo debateu as políticas de combate ao câncer no Brasil.
Um sistema para acompanhar esses pacientes foi a sugestão dada por especialistas para tornar o tratamento mais eficiente e aumentar a possibilidade de cura. Fazem parte disso o monitoramento desses pacientes e ações como maior capacitação dos profissionais de saúde, busca ativa dos que apresentam suspeita da doença, criação de banco de dados que permita detectar eventuais atrasos e falhas no tratamento e avaliação que aponte quando há demora no atendimento.
O projeto que obriga um acompanhamento contínuo de pacientes com câncer durante todas as fases do tratamento no SUS seguiu para análise do Senado.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Antonio Vital
Acesse o link
https://www.camara.leg.br/radio/radioagencia/1143909-camara-aprova-sistema-de-acompanhamento-permanente-de-pacientes-com-cancer-no-sus/