Os Deputados e especialistas apontaram a urgência na regulamentação da profissão de cuidador da pessoa idosa e também a falta de apoio do Estado no cuidado dessas pessoas.
O debate aconteceu em uma audiência pública da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara, que também discutiu os obstáculos da legislação para a adoção de pessoas em idade avançada. Secretário nacional do Movimento Setorial Idosos ,explicou que, de acordo com a Constituição, é dever do Estado, da sociedade e da família, zelar pelo cuidado das pessoas idosas. Mas, na prática, a função recai sobre os familiares da pessoa cuidada.
O deputado Prof. Paulo Fernando relembrou o projeto de lei (PL 4702/2012), já aprovado pelo Senado, que aborda o exercício da profissão de cuidador da pessoa idosa somado a outras providências, e está sendo analisado no parlamento já há 11 anos. Ele disse que o projeto deve ser retomado logo, para que a regulamentação da profissão de cuidado da pessoa idosa aconteça o mais rápido possível.
Para ele e para o deputado Gilberto Nascimento (PSD-SP), também é necessário criar logo a comissão especial da Câmara que vai tratar da proposta que regulamenta a profissão de cuidador da pessoa idosa.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Laís Menezes.
Acesse o link