Convidados da Comissão de Saúde concordam com a necessidade de regulamentar as profissões de agente indígena de saúde e do agente indígena de saneamento. Atualmente, estão em atividade 4.508 são agentes indígenas de saúde e 2.541 agentes indígenas de saneamento, integrados no Sistema de Saúde Indígena. Eles exercem uma profissão criada na década de 80, quando, diante da falta de profissionais de saúde em áreas indígenas, universidades e organizações não governamentais e religiosas começaram a capacitar os próprios indígenas para a atenção básica à saúde. A população atendida pelos agentes é de 770 mil pessoas.
A expectativa é que a regulamentação das profissões se concretize ainda no atual governo. Enquanto isso, foram prorrogados os atuais convênios com entidades que contratam os agentes indígenas de saúde.
O texto exige de os profissionais dominar a língua da comunidade, conhecer os costumes e a saúde indígena, e exige dedicação exclusiva, sem outro vínculo empregatício. A seleção dos agentes teria a participação da comunidade indígena.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Luiz Cláudio Canuto
Acesse o link