Blog

Câmara aprova urgência para projeto que aumenta licença-paternidade para 15 dias

 

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (16) a urgência do projeto de lei que regulamenta a licença paternidade. Com a urgência aprovada, a proposta pode ser votada diretamente no plenário, sem passar pelas comissões temáticas da Casa.

A nova norma altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e estabelece a licença-paternidade de 15 dias consecutivos, sem prejuízo do salário ou do emprego.

A aprovação no plenário da Casa ocorre após uma semana do vencimento do prazo de 18 meses dado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para que o Congresso Nacional regulamentasse a licença-paternidade.

Atualmente, o benefício continua sendo aplicado com base na regra transitória prevista na Constituição de 1988. A Carta Magna prevê que o Congresso edite uma lei específica para regulamentar o direito, mas, passados 37 anos, essa legislação ainda não foi criada.

De acordo com a nova regra, o benefício começa a contar a partir do nascimento da criança e pode ser requerido por simples notificação ao empregador, acompanhada da certidão de nascimento.

Acesse o link

https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/07/16/camara-aprova-urgencia-para-projeto-que-aumenta-licenca-paternidade-para-15-dias.ghtml

 

dr_3

Dr. Edison Ferreira da Silva

  • Direito – Universidade Braz Cubas – UBC
  • Administração – Faculdade de Administração Alvares Penteado – FAAP
  • Administração Hospitalar e Gestão de Saúde – Fundação Getúlio Vargas – FGV
  • Saúde Ambiental e Gestão de Resíduos de Saúde – Universidade Federal de Santa Catarina UFSC e Fundação Getúlio Vargas – FGV
  • Gestão e Tecnologias Ambientais – POLI/USP

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA

Este e-book é uma ferramenta importante para que seja possível gerenciar todos os impactos na gestão de um Equipamento de Saúde

Rolar para cima