Dependência da internet
Esta questão de Dependência da Internet, fez com que recentemente a Apple pudesse adotar e anunciar que em seus novos dispositivos haverá um processo de conscientização do uso da internet, esta preocupação nos últimos meses não está concentrada somente na Apple e sim Google, Facebook e Twitter que anunciam também situações similares.
Aliás no Facebook já há alertas de quanto tempo utilizamos o aplicativo durante a semana e esta preocupação com uso da internet é uma preocupação mundial. Podemos verificar esta questão na prática e diariamente as pessoas estão mais preocupadas com a internet do que com sua evolução na sociedade, inibindo o contato com familiares e amigos.
Na atualidade há até estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) que demonstra que está dependência está ligada algumas situações patológicas como a ansiedade e depressão. Entendemos que estes alertas feitos pelos aplicativos da rede podem disponibilizar aos seus usuários, quanto tempo gastam com o celular por dia e quantas vezes utilizam o equipamento ao desbloqueá-lo em sua rotina diária. Em São Paulo o Hospital das Clinicas já se utiliza de uma ferramenta através de um questionário com cinco pontos para identificar sinais de dependência da internet.
- Você se preocupa demais com a internet?
- Precisa aumentar seu tempo conectado para ter a mesma satisfação?
- Você tenta várias vezes diminuir o tempo de uso na internet?
- Fica irritado ou deprimido quando não consegue se conectar?
- Quando o uso da internet é restringido tem variações de humor?
- Você permanece conectado mais tempo de que programado?
- Já colocou trabalho ou relações familiares/sociais em risco pelo uso da internet?
- Já mentiu aos outros sobre quanto tempo ficou online?
Dentro destes levantamentos e segundo pesquisa do Hospital das Clinicas de São Paulo se houver a confirmação de apenas seis destes pontos acima relatados é importante procurar uma ajuda de profissional.
Fonte: Dependência Internet – HC – Jornal Estado de São Paulo