Equipe autogerenciável: uma resposta eficiente aos desafios dos novos modelos de trabalho. Conceder mais autonomia ao time tem se tornado saída para empresas driblarem questão geracional e implementarem modelos híbridos.
A discussão sobre os novos modelos de trabalho tem se tornado cada vez mais frequente dentro das empresas. Alguns são a favor da volta completa do modelo presencial, defendendo o home office apenas em casos emergenciais. Do outro lado, há quem cogite trocar de emprego caso o modelo presencial volte a ser uma condição obrigatória novamente.
No meio deste dilema está a gestão tentando equilibrar as duas pontas. Com mais de 25 anos de atuação no mercado de tecnologia, posso afirmar que a pandemia trouxe a necessidade de manter as equipes trabalhando em modelos alternativos, como o home office e o híbrido.
A chegada da nova geração de colaboradores ao mercado, como a geração Z (aqueles nascidos entre e 1997 e 2010), torna mais fácil a adaptação a modelos mais avançados que permitem certa flexibilidade durante o dia.
No entanto, essa adaptação não é uniforme em todas as gerações e acaba sendo um grande desafio para as empresas que precisam manter o nível dos resultados, seja com a equipe 100% presencial ou em modelos híbridos. Uma equipe autogerenciável pode ser a solução ideal para esse desafio. Com o rápido avanço das tecnologias e a transição para um ambiente de trabalho mais dinâmico e colaborativo, transformar os seus colaboradores nesse time pode proporcionar a flexibilidade, agilidade e capacidade de adaptação necessárias para a entrega, mesmo que a sua empresa atue em um cenário em constante mudança.
No entanto, é importante destacar que essa transição não é isenta de desafios. Ela requer uma mudança cultural significativa, tanto por parte dos seus líderes quanto dos membros da equipe. Os líderes precisam estar dispostos a abrir mão de parte do controle e confiar na capacidade dos colaboradores em resolver questões.
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Equipe autogerenciável: resposta a novos desafios – RH Pra Você (rhpravoce.com.br)