O Brasil possui uma característica interessante em concordar com inovações tecnológicas e adaptar-se ao movimento. O potencial brasileiro denominado “jeitinho brasileiro” impressiona o mundo pela improvisação e a criatividade, características centrais do jeitinho, é ao mesmo tempo algo que podemos sentir orgulho e vergonha, pois ao mesmo tempo que o jeitinho se refere a uma habilidade refinada para a resolução criativa de problemas, também se refere à nossa capacidade engenhosa de agir. Por outro lado, as características brasileiras potencializam e fortalecem a sistematização do sistema de gestão.
Em recente matéria do Jornal o Estado de São Paulo, denominada “Excesso de reuniões virtuais provoca um novo fenômeno: Fadiga de zoom” demonstra aspectos e estudos comportamentais sobre o uso de tecnologias para realizações de reuniões on line. Este potencial e demanda crescente pelos atributos via “home office” nos propicia identificar situações importantes para inibir este limite de estresse e comportamento psicológico adequado para suportar inúmeras reuniões e o uso sem limites dos equipamentos tecnológicos seja móvel ou fixo para suas atividades laborais. Pelo que devemos inicialmente saber que tudo tem limite e tempo, pois assim sendo reuniões com mais de uma hora de duração é congresso.
A objetividade deve ser o marco da conversar evitando desvaneios e explicações inadequadas. Por outro lado, no ambiente de prestação de serviços de saúde o bom exemplo inicia-se do local onde existe a possibilidade de transmissão.
Deve evitar-se a demonstração de ambientes íntimos como seus reservados travesseiros e colchas espalhadas para demostrar seu compromisso “ com tempo de compromisso”. A imagem deve ser serena e tão pouco demonstrar para quem lhe observa sua imagem contornada de enfeites e adereços desnecessários. Na matéria acima citada destaca pontos importantes para agregar neste cenário para a fadiga . Nas reuniões virtuais com vários atores, ficar com os olhos na tela do visor olhando a todos provoca um excesso de contato visual e caracteriza-se uma sensação de estar sendo vigiado por todos. Por outro lado, o fato de estarmos preocupados com nosso visual e até mesmo olhar para sua própria imagem por algum tempo provoca um clima que propícia baixa estima, distração e até mesmo ansiedade e o estresse de estar observando a sua imagem com críticas hipotéticas sem compromisso com o que ocorre de fato. Por outro lado, a questão ergonômica deve ser observada.
A constatação de muito tempo em uma mesma posição provoca questões de sedentarismo, má circulação e principalmente as questões de posturas inadequadas. Por fim as situações de sintonia e internet com agravamento de imagem e som inadequado, provoca irritação para fazer se compreender de forma adequada, minimizando palavras em repetições e gestos desconexos. Estes pontos causam irritação e propicia um cansaço enorme.
Portanto as situações devem ser moderadas, com visualizações de capacidade de transmissão e comunicação , magicas são irreparáveis ao sistema de tranquilidade do ser humano para resolução e alcance dos objetivos
Edison Ferreira da Silva