Exigência da Assinatura Física para Idosos

 

A Câmara dos Deputados avalia como melhorar a segurança dos idosos no momento de adquirir serviços de crédito. Pensando nisso, a comissão de defesa dos direitos da pessoa idosa promoveu um debate sobre um projeto (PL 46/2024) que exige assinatura física de pessoas com mais de 60 anos para a contratação de operações de crédito.

Segundo a Febraban, anualmente as instituições financeiras concedem aos brasileiros mais de R$ 3 bilhões e 600 milhões de reais em crédito. Cerca de 10% desses recursos são adquiridos por pessoas com mais de 60 anos. A linha de crédito mais acessada é o adiantamento da aposentadoria, na sua maioria ofertada pelo INSS, o Instituto Nacional de Seguridade Social.

De acordo com o Dataprev, o Brasil conta com mais de 14 milhões de aposentados e pensionistas. Dos quais 9 milhões têm mais de 60 anos. A Febraban registra que 7 a cada 10 bancos brasileiros já utilizam a biometria facial como ferramenta de segurança e confirmação de vida.

O relator do projeto na comissão afirma que, em seguida, vai aperfeiçoar a proposta para garantir segurança aos idosos sem prejudicar o acesso ao crédito para essas pessoas.

Da Rádio Câmara, de Brasília, João Gabriel Freitas

Acesse o link

Comissão discute exigência de assinatura física para idosos nos bancos – Radioagência – Portal da Câmara dos Deputados (camara.leg.br)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

dr_3

Dr. Edison Ferreira da Silva

  • Direito – Universidade Braz Cubas – UBC
  • Administração – Faculdade de Administração Alvares Penteado – FAAP
  • Administração Hospitalar e Gestão de Saúde – Fundação Getúlio Vargas – FGV
  • Saúde Ambiental e Gestão de Resíduos de Saúde – Universidade Federal de Santa Catarina UFSC e Fundação Getúlio Vargas – FGV
  • Gestão e Tecnologias Ambientais – POLI/USP

Este e-book é uma ferramenta importante para que seja possível gerenciar todos os impactos na gestão de um Equipamento de Saúde

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE