O Ministério da Previdência Social e o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) afirmaram que a fila de perícias médicas pode alcançar 3,6 milhões de solicitações até dezembro de 2025 caso seja mantida a redução do prazo máximo do auxílio-doença via Atestmed.
A projeção foi publicada nesta 3ª feira (1º.jul.2025) pela Folha de S. Paulo, que obteve notas técnicas por meio da LAI (Lei de Acesso à Informação).
A MP (Medida Provisória) 1303, editada em 12 de junho, reduziu de 180 para 30 dias o prazo máximo de duração do benefício concedido por análise documental através do sistema Atestmed, que dispensa perícia presencial. Na semana passada, a portaria conjunta MPS/INSS nº 60/2025, da Previdência e do INSS, ampliou temporariamente esse limite para 60 dias.
O estoque de perícias médicas já registrava 1,036 milhão de solicitações pendentes em 1º de maio. Antes da MP, a previsão era de que esse número chegasse a 2,092 milhões até o fim de dezembro, devido a limitações operacionais e aumento na quantidade de requerimentos. Com a implementação da medida original proposta pela equipe do ministro Fernando Haddad, da Fazenda, a Previdência calculou que 38% dos novos pedidos seriam redirecionados do Atestmed para a perícia presencial, representando aproximadamente 205 mil solicitações mensais adicionais.
Acesse o link