Gamificação no trabalho: como colocá-la em prática?

 

No Brasil, 24% dos jovens entre 18 e 24 anos não trabalhavam e nem estudavam no último ano, o correspondente a cerca de uma em cada cinco pessoas nesta faixa etária. O dado é da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua divulgada no fim do primeiro trimestre deste ano, um reflexo dos desafios enfrentados pelos jovens para entrar no mercado de trabalho — seja por falta de qualificação e oportunidades ou escolha própria — e também para se manter no mundo corporativo.

Diante deste cenário, o engajamento e a motivação dos colaboradores tornam-se aspectos ainda mais importantes para que empresas consigam reter talentos e minimizar os efeitos do turnover nos negócios. Isso porque um levantamento feito pela empresa de pesquisa de opinião estadunidense Gallup revelou que o custo da baixa produtividade de um funcionário não engajado gerou um impacto de 8,8 trilhões de dólares na economia mundial em 2023.

A gamificação é uma estratégia que aplica elementos de jogos à rotina corporativa com o objetivo de engajar os colaboradores de uma empresa, tornando mais envolventes e dinâmicos os processos e as tarefas corriqueiras. Por meio de aspectos lúdicos, atrativos e de incentivos, como pontuações, avanço de níveis e prêmios, a técnica estimula o desenvolvimento contínuo e motiva os funcionários com competições saudáveis, conquistas e reconhecimento.

Conheça os principais benefícios da gamificação:

  • Engajamento: a gamificação pode tornar as equipes mais engajadas nos processos da empresa e estimular a competição de forma saudável, melhorando também a produtividade.
  • Colaboração: incentiva os colaboradores a trabalharem de forma mais competitiva e fortalece o trabalho em equipe.
  • Aprendizagem: a gamificação promove a aprendizagem e o desenvolvimento, pois os colaboradores tendem a se envolver mais intrinsecamente.
  • Análise de desempenho: a técnica pode ser eficaz para equipes de RH coletarem informações sobre o desempenho dos colaboradores e desenvolverem análises baseadas em dados para orientar os ajustes necessários.
  • Reconhecimento: a gamificação estimula a promoção de uma cultura de reconhecimento, em que os esforços e avanços das pessoas são constantemente celebrados.

https://rhpravoce.com.br/redacao/gamificacao-no-trabalho/

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Dr. Edison Ferreira da Silva

  • Direito – Universidade Braz Cubas – UBC
  • Administração – Faculdade de Administração Alvares Penteado – FAAP
  • Administração Hospitalar e Gestão de Saúde – Fundação Getúlio Vargas – FGV
  • Saúde Ambiental e Gestão de Resíduos de Saúde – Universidade Federal de Santa Catarina UFSC e Fundação Getúlio Vargas – FGV
  • Gestão e Tecnologias Ambientais – POLI/USP

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