O Gerenciamento de Riscos trata situações que podem nunca vir a existir. Essas situações podem ser oportunidades ou ameaças, que devem ser identificadas, analisadas, mensuradas e tratadas adequadamente, de acordo com a estratégia do projeto ou da atividade a ser administrada. Muitos consideram um desperdício alocar verba para tratar riscos, talvez porque esquece-se que são potenciais problemas ou oportunidades e podem afetar o projeto de administração de uma unidade. Porque riscos tratados podem ter seu impacto reduzido, ou pelo menos monitorados. Mas riscos “ignorados” tem impacto completamente desconhecido e isso pode causar prejuízos irreversíveis ao projeto.
Quando necessário a tomada de uma decisão é uma resolução ou determinação que se toma relativamente a algo e que deve implicar importantes alterações nos processos e sistemas de gestão hospitalar. Neste sentido como tomada de decisões refere-se ao processo que consiste em realizar uma escolha entre diversas alternativas.
A tomada de decisões pode aparecer em qualquer contexto da vida diária, seja a nível profissional, sentimental, familiar, etc. O processo, na sua essência, permite resolver os vários desafios que deve enfrentar uma pessoa ou uma organização. Contudo em todo este contexto deve ser avaliado vários aspectos importantes como saber identificar no contexto Autoridade, Poder, Responsabilidade e a Lealdade na organização
Edison Ferreira da Silva