Hospitais e Maternidades – teste do pezinho

 

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou um projeto que obriga hospitais e maternidades a orientarem pais e responsáveis por recém-nascidos sobre a importância da realização do teste do pezinho .Esse exame é feito com a coleta de gotas de sangue dos pés do recém-nascido entre o terceiro e o quinto dia de vida.

De acordo com o texto aprovado, as informações oferecidas aos pais devem ser de fácil entendimento e fornecidas presencialmente, podendo ser complementadas por meio impresso ou digital.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde realiza um teste que detecta seis doenças, mas uma lei de 2021 (Lei 14.154/21) prevê a ampliação gradativa desse número. Assim, o exame passará a englobar 14 grupos de doenças, e poderá identificar até 53 tipos diferentes de enfermidades e condições especiais de saúde, como toxoplasmose, imunodeficiências primárias, e atrofia muscular espinhal. O prazo para inclusão do rastreamento das novas doenças deve ser fixado pelo Ministério da Saúde.

O projeto que obriga hospitais a orientarem pais de recém-nascidos sobre a importância da realização do teste do pezinho pode seguir ao Senado, a menos que haja recurso para votação pelo Plenário.

Da Rádio Câmara, de Brasília, Paula Moraes.

Acesse o link

Comissão aprova proposta que obriga hospitais a orientarem pais sobre teste do pezinho – Radioagência – Portal da Câmara dos Deputados (camara.leg.br)

 

dr_3

Dr. Edison Ferreira da Silva

  • Direito – Universidade Braz Cubas – UBC
  • Administração – Faculdade de Administração Alvares Penteado – FAAP
  • Administração Hospitalar e Gestão de Saúde – Fundação Getúlio Vargas – FGV
  • Saúde Ambiental e Gestão de Resíduos de Saúde – Universidade Federal de Santa Catarina UFSC e Fundação Getúlio Vargas – FGV
  • Gestão e Tecnologias Ambientais – POLI/USP

Este e-book é uma ferramenta importante para que seja possível gerenciar todos os impactos na gestão de um Equipamento de Saúde

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE