Blog

Inclusão de Pessoas Autistas no Mercado de Trabalho

 

Especialistas pediram em reunião da Comissão de Participação Legislativa da Câmara dos Deputados políticas públicas efetivas para a inserção de pessoas autistas no mercado de trabalho.

Para proteção dessas pessoas, os participantes do debate também defenderam a aprovação de uma proposta (PL 5499/23) que define regras para a inclusão e a acessibilidade de pessoas neurodivergentes.

Segundo dados do IBGE de 2022, 2,4 milhões de brasileiros têm o diagnóstico de TEA, o transtorno do espectro autista, e 85% dos adultos com autismo estão fora do mercado de Trabalho.

O transtorno do espectro autista é uma condição de neurodesenvolvimento que pode afetar o desenvolvimento da comunicação e apresentar diferenças na interação social, além de padrões de comportamentos repetitivos ou restritos.

Estima-se que cerca de 1,7 milhões de adultos no espectro não trabalhem formalmente.

Durante a sessão alguns convidados também defenderam a necessidade de ambientes de trabalho adaptados para autistas, como salas de descompressão, para facilitar o próprio autocontrole, daqueles que precisam,  em caso de situações de desregulação emocional.

Da Rádio Câmara, de Brasília, Isadora Marinho.

Acesse o link
https://www.camara.leg.br/radio/radioagencia/1189359-especialistas-pedem-politicas-para-a-insercao-de-pessoas-autistas-no-mercado-de-trabalho/

 

dr_3

Dr. Edison Ferreira da Silva

  • Direito – Universidade Braz Cubas – UBC
  • Administração – Faculdade de Administração Alvares Penteado – FAAP
  • Administração Hospitalar e Gestão de Saúde – Fundação Getúlio Vargas – FGV
  • Saúde Ambiental e Gestão de Resíduos de Saúde – Universidade Federal de Santa Catarina UFSC e Fundação Getúlio Vargas – FGV
  • Gestão e Tecnologias Ambientais – POLI/USP

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA

Este e-book é uma ferramenta importante para que seja possível gerenciar todos os impactos na gestão de um Equipamento de Saúde

Rolar para cima