Informações e Comunicações – “ Há eu não sabia!”

Nestas análises de gestão de pessoas e experiencias de RH o que me parece uma situação atípica é dizer que as empresas são diferentes em seus processos de informação aos colaboradores. É incrível que somente a situação muda de endereço, mas são comuns e rotineiras. Neste sentido as organizações possuem vários métodos de comunicações aos grupos. Estes sistemas de comunicação são inúmeros: Circulares, Jornal Interno, Intranet, murais internos e principalmente aquele que é estampado no local onde todo mundo deve passar, ou seja, ao ingressar ou sair de sua jornada de trabalho – o local de assinalar o ponto. Saliente-se que as tecnologias têm avançado para que se assinale a frequência em equipamentos de uso diário, no caso computadores etc. Mas o processo sempre é comum – Eu não sabia disso! – Eu nem vi isso!Onde foi divulgado esta situação?  e por aí vai as respostas da maioria das pessoas pelo modo de justificar sua displicência no mundo. Neste contexto não podemos de deixar de assumir nosso compromisso informativo ao bem estar de todos e neste momento de pandemia (COVID 19) ainda mais reforça-se nosso compromisso com o grupo.

Informações aos Empregados:– Envolva os colaboradores com dicas de prevenção e higiene e destaque seu compromisso com os colegas e familiares por sua responsabilidade e compromisso. Este processo deve ser feito através de cartazes que tragam um estratégia de impacto para que haja a curiosidade para o interesse da mensagem e propicie local para maiores informações:

Local de Trabalho como ambiente saudável:– desperte a curiosidade do compromisso de ensinar a higiene da residência e compromisso com vida individual e de seus pares. Incentive a tranquilidade e confiança com a possibilidade de circulação de ar de forma adequada. Os espaços arejados são importantes e fazem a diferença, disponibilização de material como frascos de álcool, álcool gel em locais estratégicos. Demonstre a importância de estar em local coletivo onde se faz necessário a circulação natural de ar e solar para o bem de todos.

Manter Diálogo Franco e Aberto:- disponibilize meios de haver a possibilidade de acolhimento das informações gerais, relatos de situações de família, cotidiano etc. Mas não encare esta situação como o Ouvidor dos Problemas. O fato de cumprimentar e indagar como está sua vida e de seus familiares já é um excelente começo. Nesta situação evite o preconceito e distanciamento de uma conversa. O cumprimento de bom dia, boa tarde já um excelente mecanismo de enxergar o ser humano no mesmo espaço terrestre.

Afastamentos e Atestados – este smj parece um empreitada de valor. A questão de fazer substituir um líder ou ser designado um substituto temporário por motivos de afastamento deve ser uma via de mão dupla – incentivar o apoio do grupo ao novo responsável e demonstrar inteira confiança e respeito por esta tarefa conferida ao substituto por extrema confiança da nomeação do cargo. Oportuno destacar que nesta decisão seja feita a nomeação de substituto já com tempo de empresa ou aquele que eventualmente substitua em épocas das férias e em outras oportunidades transitórios. Abster-se de experiencia e desfiar com lideranças novas e inovadores pode trazer algum risco.

Motivação:– está nos parece como o maior desafio de todos os pontos descritos anteriormente. As pessoas estando com receio ou cautela de incentivos são percebidos e/ou encarados com certa desconfiança. A insistência de que o mundo inclui o colaborador diante de sua garra e compromisso, destacar sua parcela neste mundo aflito de convivência é o fato de relevância. Destaque que a atividade do colaborador(a) é mais importante não só para ele, mas como uma parte integrada ao todo objetivo da empresa. Instigar que sua colaboração faz parte da mola propulsora dos objetivos da empresa.

Obviamente não este os pontos fundamentais deste processo mas incentivar todas as interlocuções individuais ou coletivas com a sobrevivência de todos no mesmo barco.

 

Edison Ferreira da Silva

dredisonfs@uol.com.br

 

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Dr. Edison Ferreira da Silva

  • Direito – Universidade Braz Cubas – UBC
  • Administração – Faculdade de Administração Alvares Penteado – FAAP
  • Administração Hospitalar e Gestão de Saúde – Fundação Getúlio Vargas – FGV
  • Saúde Ambiental e Gestão de Resíduos de Saúde – Universidade Federal de Santa Catarina UFSC e Fundação Getúlio Vargas – FGV
  • Gestão e Tecnologias Ambientais – POLI/USP

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