O RH deve estar alerta

 

Diante das turbulências do cenário político econômico interno e mundial, as empresas necessitam estar em alerta e preparadas para acontecimentos que afetem seu mercado, ajustando seus planos com frequência.

No mercado interno, a instabilidade econômica, política e jurídica local representa riscos evidentes. As incertezas quanto a reforma tributária, a capacidade financeira dos estados e municípios, a gastança do governo federal são riscos sérios ao equilíbrio financeiro.

A guerra na Europa e Oriente Médio pode ter repercussões imprevisíveis. Corremos os riscos de redução de oferta de petróleo e de alimentos, e até de uma parcial paralização econômica. Isso se não arrastar os Estados Unidos e China ao conflito. Sob tantos riscos, os negócios precisam ser monitorados a curto prazo, e exigem uma gestão dinâmica para ajustar os gastos e os recursos conforme as oscilações do mercado.

O RH precisa estar alerta para anteceder às demais providências administrativas, uma vez que reduzir e aumentar a força de trabalho de forma imediata não é viável. Explicando melhor, se for prevista uma redução das vendas, a redução de mão de obra produtiva precisa ser muito bem administrada para evitar os custos de uma ociosidade elevada, mas cuidando para não perder pessoas chaves no caso de uma eventual retomada da produção mais adiante.

Estratégias como banco de horas, férias coletivas, planos de layoff e outplacement são opções viáveis, dependendo do tempo previsto para retorno à normalidade. Em muitos casos, a terceirização de setores da empresa é bastante positiva, uma vez que reduzem a força de trabalho, sem reduzir a capacidade produtiva. Qualquer impacto na produção será parcialmente exportado. Essa estratégia é frequente nas indústrias de produtos complexos que transferem a produção de partes e componentes para outras indústrias, muitas vezes formadas por seus ex-funcionários.

 

Acesse o link

https://rhpravoce.com.br/colunistas/alerta-rh/

dr_3

Dr. Edison Ferreira da Silva

  • Direito – Universidade Braz Cubas – UBC
  • Administração – Faculdade de Administração Alvares Penteado – FAAP
  • Administração Hospitalar e Gestão de Saúde – Fundação Getúlio Vargas – FGV
  • Saúde Ambiental e Gestão de Resíduos de Saúde – Universidade Federal de Santa Catarina UFSC e Fundação Getúlio Vargas – FGV
  • Gestão e Tecnologias Ambientais – POLI/USP

Este e-book é uma ferramenta importante para que seja possível gerenciar todos os impactos na gestão de um Equipamento de Saúde

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE