Está pronto para ser votado no Plenário da Câmara projeto (PL1732/22) que permite o parcelamento em até três vezes das férias do médico residente. Hoje, a lei da residência médica (Lei 6932/81) não permite o fracionamento, direito que já é concedido a diversas outras categorias profissionais.
O projeto ganhou regime de urgência, o que permite que seja votado diretamente no Plenário, sem passar pelas comissões permanentes da Câmara. Mas a proposta já foi aprovada pela Comissão de Saúde, com parecer favorável do relator. Para ele, o fracionamento das férias garante melhores condições de trabalho e estudo para os residentes.
A residência médica foi instituída em 1977 como modalidade de ensino de pós-graduação para os médicos. Quando cumprida integralmente, confere ao residente o título de especialista. O Brasil tem atualmente cerca de 50 mil médicos residentes em formação.
Ainda não há data para votação, em Plenário, do projeto que permite o fracionamento das férias dos médicos residentes em até três períodos de dez dias.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Antonio Vital
Acesse o link