Persona Trainer – profissão
Foi aprovado pela Comissão de Trabalho projeto de lei complementar que regulamenta a atuação dos personal trainers em academias e demais estabelecimentos de prática de atividades físicas.
Dados do Conselho Regional de Educação Física da 13ª Região (CREF13/BA) indicam que, entre 2019 e 2023, foram encaminhados 1.109 ofícios às autoridades policiais, resultando na autuação de indivíduos por prática ilegal da profissão. De acordo com a proposta, do deputado Max Lemos (PDT-RJ), o personal trainer deverá possuir diploma de graduação em Educação Física, reconhecido pelo Ministério da Educação e estar regularmente registrado no Conselho Regional de Educação Física (CREF).
Também deverá possuir certificação específica em caso de acompanhamento de pessoas com necessidades especiais e manter-se atualizado em cursos de primeiros socorros.
O texto estabelece que os deveres dos personal trainers no exercício de sua função são: elaborar planos de treino individualizados, considerando as condições físicas e os objetivos do cliente; assegurar a correta execução dos exercícios, prevenindo lesões e promovendo a saúde dos praticantes; respeitar os limites fisiológicos e clínicos dos clientes; e atuar de forma ética e profissional, evitando práticas abusivas e inadequadas.
O projeto que regulamenta a atuação de personal trainers será analisado, agora, pela Comissão de Constituição e Justiça.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Isadora Marinho.
Acesse o link
https://www.camara.leg.br/radio/radioagencia/1186284-comissao-de-trabalho-aprova-projeto-de-lei-complementar-para-regulamentacao-do-personal-trainer/