Segundo dados do Centro Nacional de Informação do Trabalho na Saúde (CENITS), com cerca de 1,3 milhão de profissionais, a enfermagem é a maior categoria do Sistema Único do Saúde SUS.
Os desafios enfrentados por estes trabalhadores foram pauta da 88ª Reunião Ordinária da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (MNNP-SUS), realizada nos dias 24 e 25 de junho, em Brasília.
O evento, promovido pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), reuniu representantes dos diversos segmentos envolvidos com a saúde para debater temas como o Piso Nacional da Enfermagem, a valorização profissional da área e melhores condições de trabalho.
O último encontro da MNNP-SUS, realizado em maio de 2024, resultou na aprovação do Protocolo 002, que orienta a instalação e funcionamento das Mesas de Negociação de estados, de municípios e do Distrito Federal; e o Protocolo 003, que normatiza o Sistema Nacional de Negociação Permanente do SUS (SiNNP-SUS), constituído pela Mesa de Negociação do SUS e por todas as Mesas de Negociação dos entes subnacionais, para articular processos de negociação realizados em municípios, estados e no Distrito Federal.
A MNNP-SUS é um fórum de discussão e articulação para a promoção de melhorias no sistema de saúde, e as pautas tratadas no âmbito da Mesa serão encaminhadas para o Conselho Nacional de Saúde (CNS), instituição responsável por aprovar as deliberações e transformá-las em resoluções.
Acesse o link