Política para facilitar a inclusão
A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara vai analisar proposta que cria uma política para facilitar a inclusão e a permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal, em igualdade de oportunidades com os demais cidadãos (PL 3445/21).
A Política Nacional de Trabalho com Apoio para Pessoas com Deficiência deverá ser constituída de um conjunto de serviços de mediação, assessoria, orientação, formação, treinamento e acompanhamento personalizado, dentro e fora do local de trabalho. Essas ações serão realizadas por profissionais especializados. O Poder Executivo será responsável por implementar, monitorar e avaliar a política nacional.
Estão entre as diretrizes da política elaborar um plano personalizado de ação laboral para cada beneficiário, considerando suas habilidades, interesses e necessidades de apoio; fazer busca ativa de postos de trabalho compatíveis com o perfil profissional da pessoa com deficiência; garantir apoio contínuo ao trabalhador com deficiência; promover a adequação do ambiente de trabalho, incluindo o fornecimento de tecnologia assistiva e adaptação razoável, conforme necessidade.
O projeto já foi aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. O texto aprovado estabelece que o Poder Executivo concederá Selo de Inclusão Social para empresas e entidades que promoverem a inclusão de pessoas com deficiência por intermédio de iniciativas de trabalho com apoio.
Se aprovada na Comissão de Direitos Humanos, a proposta ainda precisa ser analisada pelas comissões de Trabalho, de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Paula Moraes.
Acesse o link