Descreve-se que jovens egressos de abrigos vão ter prioridade ao participar do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, conhecido como Projovem, caso uma proposta (PL 3253/12) em discussão na Câmara vire lei. A preferência se dará por meio do Projovem Trabalhador.
O projeto altera a lei (Lei 11.692/08) que criou o Projovem e determina como grupo prioritário os jovens moradores de abrigos públicos ou privados que não tenham sido acolhidos por família substituta até os 18 anos de idade. Já aprovada na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família
O Programa Nacional de Inclusão de Jovens foi criado em 2005 para ajudar a capacitar jovens para o mercado de trabalho e qualificá-los também para ocupações alternativas geradoras de renda.
A proposta ainda deve ser discutida nas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça, mas não precisa passar pelo Plenário da Câmara. Como tem origem no Senado, caso seja aprovado nas comissões sem alteração já pode seguir para sanção presidencial.
Fonte: Da Rádio Câmara, de Brasília, Maria Suzana Pereira.
Acesse o link