Uma nova lei (Lei 14.543), sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, criou a Semana Nacional de Conscientização sobre a Depressão, com previsão de eventos anuais na semana que compreender o dia 10 de outubro.
Segundo a nova legislação, a semana terá os objetivos de promover debates, palestras e encontros abrangendo todos os aspectos da doença; estimular a implementação e a divulgação de políticas públicas para o enfrentamento da depressão; e divulgar os avanços obtidos em diagnóstico e tratamento e as formas de acesso à atenção à saúde mental.
Assim uma pesquisa feita no ano passado pela empresa Ipsos em 34 países revelou que a preocupação com a saúde mental ultrapassou a preocupação com o câncer entre os receios relacionados à saúde e agora ocupa o segundo lugar, atrás apenas da preocupação com o coronavírus, resposta de 47% dos entrevistados, contra 36% que avaliaram a saúde mental entre os principais problemas de saúde de seu país, e 34% que citaram o câncer. Em 2021, foram 70% que citaram o coronavírus, 31% a saúde mental e 34% o câncer.
No caso brasileiro, a preocupação com temas como depressão e ansiedade foi a resposta de 49% dos entrevistados. Em 2021, essa era a preocupação de 40% e, em 2018, de apenas 18%.
Entre os sintomas da depressão estão irritabilidade, ansiedade, angústia, desânimo, cansaço fácil, insônia ou aumento do sono, perda ou aumento do apetite e do peso, apatia, entre outros.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Paula Bittar.
Acesse o link