Tecnologia: concorrente ou aliada dos profissionais de enfermagem?

 

Recursos tecnológicos liberam tempo dos enfermeiros e enfermeiras para se dedicarem ao que realmente é importante no cuidado dos pacientes, além de contribuir para a qualidade, segurança assistencial e eficiência operacional.

A enfermeira entra no quarto no exato momento em que o paciente com risco de queda está tentando sair da cama sem ajuda de ninguém. Seria uma feliz coincidência? Não. Ela foi lá porque um sistema de inteligência artificial (IA) e machine learning interpretou as imagens da câmera do quarto e fez o alerta. A cena acima é real e aconteceu no Einstein. Em maior ou menor escala, a tecnologia embarcada nos hospitais vai se ocupando de tarefas repetitivas e menos nobres, liberando tempo da enfermagem para aquilo que agrega mais valor no cuidado do paciente.

Imagine acontecimentos bem corriqueiros em um hospital: quantas vezes a enfermagem é acionada pelo paciente que quer apenas pedir para abrir a persiana do quarto ou solicitar algum serviço da copa ou da lavanderia? Aqui no hospital, mapeamos que demandas do tipo respondiam por 56% dos pedidos feitos para a enfermagem.

Um sistema de automação de leito implementado recentemente aqui dá autonomia ao paciente para disparar comando por meio de um tablet para acender/apagar a luz ou direcionar pedidos diretamente para a copa ou lavanderia. Isso vem reduzindo a carga da enfermagem para essas tarefas, além de ajudá-los, também, a informar necessidades assistenciais, como solicitar um medicamento para aliviar a dor. Ao invés de ir ao quarto para ouvir o sintoma, providenciar o analgésico e voltar para administrá-lo, a interação digital permite que o profissional já vá ao quarto com a medicação.

Acesse o link

https://futurodasaude.com.br/tecnologia-aliada-tempo-da-enfermagem/

 

dr_3

Dr. Edison Ferreira da Silva

  • Direito – Universidade Braz Cubas – UBC
  • Administração – Faculdade de Administração Alvares Penteado – FAAP
  • Administração Hospitalar e Gestão de Saúde – Fundação Getúlio Vargas – FGV
  • Saúde Ambiental e Gestão de Resíduos de Saúde – Universidade Federal de Santa Catarina UFSC e Fundação Getúlio Vargas – FGV
  • Gestão e Tecnologias Ambientais – POLI/USP

Este e-book é uma ferramenta importante para que seja possível gerenciar todos os impactos na gestão de um Equipamento de Saúde

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE