A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou projeto que obriga o Sistema Único de Saúde a fornecer tratamento para os sintomas do climatério e da menopausa (PL 876/25). Atualmente, a rede pública não oferece nenhuma terapia para essa fase da vida das mulheres.
O projeto aprovado determina que o tratamento deve ser individualizado, de modo a considerar aspectos com a idade da paciente, a gravidade dos sintomas e o tempo desde o início do climatério. Além disso, é fundamental investigar fatores de risco, como doenças cardiovasculares e predisposição ao câncer de mama.
As especialistas ainda ressaltam que a ocorrência dos sintomas e a gravidade deles variam para cada mulher. Ainda assim, a estimativa é que 85% delas terão ondas de calor, por exemplo, uma das queixas mais comuns. Outras ocorrências típicas dessa fase envolvem insônia, cansaço, perda muscular e óssea, assim como depressão e queda da libido.
O projeto que prevê a oferta de tratamento para os sintomas da menopausa pelo Sistema Único de Saúde ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Maria Neves
Acesse o link