Blog

5ª CNSTT propõe jornada de 30 horas e programa de saúde mental no trabalho

 

A implementação de um Boletim de Saúde do Trabalhador pelo Ministério da Saúde, a criação de um programa nacional de saúde mental no trabalho e o estabelecimento de uma jornada laboral de 30 horas semanais no país foram algumas das propostas aprovadas pela plenária final da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora nesta quinta-feira (21).

De 18 a 21 de agosto, este espaço participativo promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) reuniu em Brasília (DF) 1,8 mil delegados eleitos por todo o Brasil entre gestores, pesquisadores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A gravação da plenária pode ser assistida aqui. Suas deliberações são somadas ao Relatório Final da Conferência e publicadas oficialmente.

O texto da proposta de criação do Boletim de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora indicou que esse novo instrumento deve consolidar “indicadores de adoecimento, acidentes de trabalho, riscos psicossociais e caracterização sociodemográfica” nos locais de trabalho. Seus achados devem ser integrados a um “plano de ação vinculado à Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Renastt)”.

Já a proposta de criação de um programa nacional de saúde mental no trabalho argumentou pelo “reconhecimento da síndrome do Burnout como uma doença relacionada ao trabalho” e a “inserção de psicólogos na equipe mínima dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest)”, entre outras ideias. Um destaque aprovado pelo plenário suprimiu um trecho que integraria essas ações ao trabalho das comunidades terapêuticas, entidades rejeitadas pelos defensores do cuidado em liberdade na saúde mental.

Além dessas recomendações, a plenária final da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora aprovou cerca de 500 propostas e 100 diretrizes.

Acesse o link

https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/noticias-e-conteudo/2025/agosto/secretaria-de-relacoes-do-trabalho-atualiza-manual-do-sistema-mediador

dr_3

Dr. Edison Ferreira da Silva

  • Direito – Universidade Braz Cubas – UBC
  • Administração – Faculdade de Administração Alvares Penteado – FAAP
  • Administração Hospitalar e Gestão de Saúde – Fundação Getúlio Vargas – FGV
  • Saúde Ambiental e Gestão de Resíduos de Saúde – Universidade Federal de Santa Catarina UFSC e Fundação Getúlio Vargas – FGV
  • Gestão e Tecnologias Ambientais – POLI/USP

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA

Este e-book é uma ferramenta importante para que seja possível gerenciar todos os impactos na gestão de um Equipamento de Saúde

Rolar para cima