Uma pesquisa da Universidade de Harvard revelou que, por mais que profissionais desmotivados consigam manter seus empregos, seu rendimento é de apenas cerca de 20% a 30% de sua capacidade de trabalho. Enquanto isso, os funcionários motivados rendem de 80% a 90%.
A queda ou falta de produtividade pode ser um dos maiores sinais de baixa motivação no trabalho. Mas nesse caso, é importante averiguar se há influência de algum fator externo, como problemas pessoais. Outro sinal é o relacionamento do profissional com o resto da equipe, seja por meio de atritos diretos ou de atitudes desagradáveis.
Além disso, também é possível identificar a falta de motivação por meio de alto absenteísmo, que é a ausência no trabalho, e dificuldade de ser pontual. Quando esses comportamentos são observados de forma frequente, pode ser um sinal de desmotivação.
Como aumentar o engajamento das equipes?
Para engajar os colaboradores é fundamental que a empresa faça um acompanhamento contínuo das equipes, entendendo o grau de envolvimento com as atividades. Confira cinco dicas compartilhadas pela EXEC:
1 – Reconhecimento
2 – Definir metas para dar significado ao trabalho
3 – Focar e incentivar o desenvolvimento
4 – Promover uma escuta ativa
5 – Ser flexível
Acesse o link
https://rhpravoce.com.br/redacao/como-reconhecer-e-engajar-colaboradores-desmotivados