O Hospital é parte integrante de um sistema coordenado de saúde, cuja função é dispensar a comunidade completa assistência à saúde, tanto curativa quanto preventiva, incluindo serviços extensivos á família, em seu domicilio e ainda um centro de formação para os que trabalham no campo da saúde e para as pesquisas biossociais – Organização Mundial de Saúde.
Para contemplar este mundo devemos destacar que o Hospital Chris Hani Baragwanath (em inglês: Chris Hani Baragwanath Hospital) é o maior hospital do mundo, que ocupa 173 hectares (0,70 km²), com 3 200 camas e 6 760 funcionários. O hospital fica na área de Soweto, Joanesburgo, África do Sul.
Também para contextualizar informamos que a revista norte-americana Newsweek publicou o ranking “Melhores Hospitais do Mundo 2020”, que conta com 20 países. Para participar do ranking, a instituição de saúde precisava ter capacidade para, ao menos, 100 leitos de internação.
A classificação da revista é baseada nas indicações de profissionais de saúde (médicos, enfermeiros etc.) na opinião dos gestores dos hospitais; na experiência dos pacientes; e em indicadores de desempenho.
O número de hospitais premiados por país variou de acordo com o número de instituições de saúde e com a disponibilidade de dados. A classificação conta com 41 hospitais brasileiros. Enumeramos abaixo os cinco primeiros
- Hospital Israelita Albert Einstein
- Hospital Sirio Libanês
- Hospital Oswaldo Cruz
- Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo
- Hospital Moinhos de Vento
Na edição 2021 dois hospitais brasileiros aparecem entre os 100 melhores do mundo o Hospital Israelita Albert Einsten em 36º e o Hospital Moinhos de Vento (RS) em 78º , assim mesmo no ranking de 101º a 200º aparecem os Hospitais Sírio Libanês e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Fonte:
https://www.newsweek.com/best-hospitals-2020/brazil