Fraldas Descartáveis
O processo evolutivo do ser humano a cada dia remete á uma série de reflexões de consumo, observamos que neste contexto até mesmo as questões higiênicas proporciona uma análise apurada na geração de resíduos.
O Jornal Estado de São Paulo publicou recentemente que em 2006 o Brasil consumiu 6,2 milhões de fraldas descartáveis, sendo que no ano de 2000 o consumo era de 3,7 bilhões de unidades.
Desta forma ha um preocupação mundial no descarte de centenas de milhares destes materiais no meio ambiente. Como sabemos a praticidade na utilização deste produto, inibe a utilização de fraldas de pano, tão conhecida anteriormente e que proporciona alguns esforços nos processos de lavagem e na sua reutilização.
Em alguns paises já há uma a preocupação ambiental no que se refere a substituir o plástico pelo pano. Está conscientização ambiental não reflete vantagens, pois o consumo de energia para o processo de lavagem e secagem das fraldas de pano deve ser levado em consideração.
As vantagens na utilizam deste produto proporciona a possibilidade da versatilidade de tamanhos e a conveniência do descarte após o uso, aumentando significativamente o volume de lixo e conseqüentemente diante da decomposição longa ( 100 anos ) do plástico, pode refletir nas pessoas a preocupação com o ambiente.
Reciclagem:
Garrafas de vidro, potes de alimentos, produtos de higiene, frascos de perfume e produtos de limpeza, copos, jarros e embalagens de vidro em geral.
Obs. Os materiais devem estar limpos e secos.
Fonte: Programa Menor Lixo, mais vida
Termo de cooperação do Projeto de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
JICA – Japan International Cooperation Agenct
PMSP – Prefeitura do Município de São Paulo