Temos a certeza de que diante da evolução da humanidade e diante de toda sua sapiência, haverá de ter notícias e momentos resplendores para a assistência de saúde ao ser humano. O que de fato amealha-se é primeiramente a consciência de todos em valorizar o próximo, reconhecer a responsabilidade com o mundo seja com relação a sua convivência e/ou mesmo com a natureza. Todos os processos de atendimento humanizado, requerem aos profissionais que possan atuar incisivamente com o cuidado e tratamento de vidas. Assim sendo é fundamental a importância de realizar atendimentos de forma humanizada e satisfatória.
Após este períodos de pandemia, deve ser feita a reflexão de tudo que devemos fazer e não fazer e tão pouco não deixar de darmos uma atenção. O fato de conviver em ambiente do início e o fim da vida é compartilhado com sinceridade, sem inveja, dedicação e ausência de competição, pois todos são competentes atribuído inúmeras facetas para as equipes multidisciplinares. De fato, é latente o fato de que os paciente e os impacientes (aqueles que acompanham o paciente) possam ter confiança e receber apoio na sua saúde física e psicológica.
Desta forma não podemos deixar de observar a realidade de Medidas de Convivência pois reais e não fortuitas, devemos estar atentos o que fazemos e o que esperam que seja feito por todos nós comprometidos com as atribuições e responsabilidades. Destaca-se que haverá de ser consciente:
- Todos os dias devemos inserir no tratamento com base na ética profissional.
- Devemos transparecer para a realidade que o tratamento é individualizado, ou seja, considera a pessoa como um todo inexistindo maneira generalista em função do seu diagnóstico ou quadro geral.
- Todos os processos de cuidado devem ser realizados com empatia, atenção e acolhimento integral ao paciente e sua família/ acompanhante (impaciente).
- Há de ser agregado uma atenção especial e diferenciada, com a presença de um sentimento e olhar sensível para as questões humanas.
- Não podemos esquecer que deve haver respeito a intimidade e as diferenças em todos os níveis .
- A atenção ao processo de comunicação deve ser responsável e eficiente, com permutas de informações. Saliente-se ser fundamental, relevante a avaliação do estado emocional do paciente e seus acompanhantes.
- Devemos deixar claro e perceptível a todos que nosso compromisso com o atendimento transmite confiança, segurança e apoio.
- Evidenciar que toda estrutura física e do ambiente propiciam ser atendida às necessidades de cuidado e tratamento.
- Os momentos são de exercer as atribuições e deve ser encarado com missão e não um atributo remuneratório de mais um dia.
- As pessoas devem reconhecer que trabalham em harmonia de forma multidisciplinar e não de competição e escalas de importância.
Ademais a própria Organização Mundial de Saúde – OMS define que Saúde é “Perfeito bem estar físico, social e mental e não a simples ausência de doença e enfermidade”. Acresce-se ainda que também a OMS também conceitua que “O Hospital é parte integrante de um sistema coordenado de saúde, cuja função é dispensar a comunidade completa assistência á saúde, tanto curativa quanto preventiva, incluindo serviços extensivos á família, em seu domicílio e ainda um centro de formação para os que trabalham no campo da saúde e para as pesquisas biossociais”
Edison Ferreira da Silva