O Plenário da Câmara aprovou projeto (PL 309/23) que prevê capacitação permanente de profissionais de saúde encarregados de atender mulheres vítimas de violência.
O treinamento é previsto para o pessoal do Sistema Único de Saúde, o SUS, e a proposta considera como ações de capacitação cursos de aperfeiçoamento, palestras, seminários e oficinas.
O objetivo do projeto é fazer com que estes profissionais atendam as mulheres vítimas de violência de maneira sensível e com empatia. Eles serão também treinados a reconhecer sinais de violência e avaliar a gravidade da situação, de modo a acolher a mulher e, quando for o caso, encaminhá-la, de acordo com os protocolos de atendimento definidos pelo Ministério da Saúde.
De acordo com a proposta, as atividades de capacitação serão contabilizadas para fins de cumprimento da carga horária mensal e também para o processo de avaliação funcional.
O projeto que prevê capacitação permanente de profissionais de saúde encarregados de atender mulheres vítimas de violência seguiu para análise do Senado.
Da Rádio Câmara, de Brasília, com informações de Antonio Vital, Marcello Larcher.
Acesse o link