Os Profissionais 50+ tendem a ser mais leais às empresas, segundo pesquisa. Ao longo dos últimos 20 anos, o mercado de trabalho brasileiro tem assistido ao envelhecimento de sua mão de obra, mostra nova pesquisa da Bain & Company realizada com cerca de 2 mil profissionais no Brasil. Ao mesmo tempo em que a proporção de trabalhadores mais jovens tem diminuído é possível notar que muda o perfil de atuação dos indivíduos dentro das companhias. A consultoria considera seis arquétipos de colaboradores que representam os principais perfis que compõem a força de trabalho no ambiente corporativo atual:
1- Operadores: preferem estabilidade, previsibilidade e atuam em prol da sua equipe, mas encontram motivação fora do trabalho.
2- Esforçados: são ambiciosos, competitivos e excelentes em planejamento; geralmente disciplinados, buscam caminhos bem definidos para o sucesso.
3- Artesãos: buscam a perfeição em seu trabalho, gostam de autonomia e se dedicam àquilo que amam sem se preocupar com status;
4- Doadores: altruístas, valorizam o trabalho que melhora a vida dos demais e adicionam um toque mais humano às organizações;
5- Exploradores: gostam de variedade e experiências diversificadas e preferem flexibilidade e autonomia em vez de segurança;
6- Pioneiros: querem mudar o mundo, têm forte identificação com seu trabalho e querem transformar seus anseios em realidade, mesmo que isso envolva riscos.
No entanto, é importante ressaltar que, ao contrário do que se pode pensar, os trabalhadores mais experientes não são necessariamente mais satisfeitos que os demais. Apesar da sua lealdade, eles ainda enfrentam desafios e demandas que podem impactar sua satisfação no trabalho. A pesquisa mostra, inclusive, que aqueles com idade acima de 42 anos têm menor satisfação no trabalho que os grupos de 37 a 41 anos.
Essas mudanças demográficas e comportamentais têm implicações significativas para o mercado de trabalho brasileiro e exigem uma reflexão contínua sobre as políticas e práticas voltadas à inclusão, especialmente no que diz respeito aos profissionais mais experientes. Entender esse público e atrair talentos nessa faixa etária poderá ser um diferencial competitivo para empresas que buscam crescer no Brasil, onde o número de pessoas com 60 anos ou mais aumentou 39,8% entre 2012 e 2021, segundo o IBGE.
Acesse o link – https://rhpravoce.com.br/redacao/profissionais-50-tendem-a-ser-mais-leais-as-empresas/