Blog

ECA Digital – discussões

 

Ao debater o ECA Digital, lei voltada à proteção de crianças e adolescentes na internet que entrou em vigor dia 18 de março, os especialistas ressaltaram que um dos principais desafios na implantação da norma vai ser a forma de aferição da idade dos usuários da rede. O presidente da SaferNet Brasil, Thiago Tavares, por exemplo, relatou que algumas empresas já começaram a adotar a verificação da identidade dos visitantes por reconhecimento facial.

Na opinião do especialista, esse método é totalmente inadequado, e contraria o próprio ECA Digital, que exige a garantia da privacidade dos usuários da internet. Thiago Tavares defende que somente a moderação adequada de conteúdos pode melhorar a segurança no ambiente virtual.

Os participantes do debate também demonstraram preocupação com alguns projetos em análise no Congresso relacionados à proteção de crianças e adolescentes na internet. De acordo com a coordenadora do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Renata Mielli, uma proposta particularmente preocupante foi apresentada pelo deputado Osmar Terra (PL-RS), que pode criminalizar o uso das chamadas VPN, rede privada virtual, uma forma de navegação segura na internet.

A diretora do Comitê Gestor da Internet também reclamou de um projeto de lei que exige aprovação pelo Congresso Nacional para qualquer alteração dos termos de uso das plataformas de internet. Também para o presidente da SaferNet Brasil, Thiago Tavares , os dois projetos são equivocados.

Da Rádio Câmara, de Brasília, Maria Neves

Acesse o link

https://www.camara.leg.br/radio/radioagencia/1260414-especialistas-debatem-desafios-na-implantacao-do-eca-digital/

 

 

dr_3

Dr. Edison Ferreira da Silva

  • Direito – Universidade Braz Cubas – UBC
  • Administração – Faculdade de Administração Alvares Penteado – FAAP
  • Administração Hospitalar e Gestão de Saúde – Fundação Getúlio Vargas – FGV
  • Saúde Ambiental e Gestão de Resíduos de Saúde – Universidade Federal de Santa Catarina UFSC e Fundação Getúlio Vargas – FGV
  • Gestão e Tecnologias Ambientais – POLI/USP

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA

Este e-book é uma ferramenta importante para que seja possível gerenciar todos os impactos na gestão de um Equipamento de Saúde

Rolar para cima