A tecnologia é uma das áreas que mais demandam profissionais no Brasil. Para se ter ideia, segundo levantamento da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, o setor deverá gerar 797 mil vagas de emprego até 2025.
Tanto é verdade que um estudo recente divulgado pelo Google, em parceria com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), apontou que, anualmente, 53 mil profissionais deverão se formar entre 2021 e 2025, mas a demanda por novos talentos, nesse mesmo período, será de 797 mil, segundo a TIC, resultando em um déficit que gira em torno de 530 mil pessoas.
Cientes de que o mercado carece de profissionais já preparados, as empresas desse setor devem, elas próprias, assumir as rédeas da situação ao capacitar novos trabalhadores, transformar carreiras e contribuir ativamente para a comunidade tecnológica como um todo.
A ideia é, justamente, abrir as portas para 50 pessoas em início ou em transição de carreira, oferecendo, ainda, a possibilidade de contratação para até cinco participantes que se destacarem ao final da capacitação, que, além de abordar a IA, também traz o low-code, ou seja, uma forma de desenvolver projetos com pouco código, facilitando a vida de quem quer migrar para a tecnologia.
Empresas que investem em novatos não só contribuem para a diversificação do mercado de trabalho, mas também asseguram a contínua evolução tecnológica, uma vez que esses profissionais, geralmente, estão mais propensos a explorar novas ideias.
Por fim, ao abrir as portas para esses grupos, as empresas de tecnologia criam uma cultura organizacional mais diversa e resiliente. A diversidade não só melhora o clima laboral, mas também tem o potencial de aumentar a competitividade. Profissionais em início ou em transição de carreira tendem a ser altamente motivados, o que pode resultar em um engajamento maior e na criação de soluções inovadoras que atendam a um público mais amplo e variado.
Por Henrique de Castro, com mais de 23 anos de experiência em inovação, é CEO da New Rizon, empresa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas, atuando em IA desde 2012.
Acesse o link
https://rhpravoce.com.br/colab/em-terra-de-ia-quem-tem-novos-profissionais-e-rei/