EMBALAGENS CARTONADAS – TETRA PARK
O volume de produção de embalagem cartonadas ( longa vida ) no Brasil em 2004 foi de 156,8 mil toneladas e o volume reciclado foi de 34,6 mil toneladas. Para a reciclagem da embalagem seja possível é necessário que se faça a separação de suas camadas.
A separação é feita em fábricas de papel, em um equipamento chamado hidrupulper, parecido dom um liquidificador gigante. As fibras de papel são lavadas e purificadas, sendo utilizadas para a produção de papel, matéria-prima para confecção de caixas de papelão. Cada tonelada de embalagem cartonada reciclada gera aproximadamente, 650 quilos de papel, economizando o corte de 20 árvores cultivadas em área de reflorestamento.
Após a remoção do papel, o plástico com alumínio pode ser pelerizado ( transformado em grãos ) e usado com matéria prima na produção de vassouras, lixeiras e também para a fabricação de placas ou telhas . A tecnologia de plasma, o mais recente desenvolvimento da Tetra Park na área de reciclagem, permite separar o plástico do alumínio, recuperando o plástico na forma de parafina e o alumínio na forma de lingotes.
Fonte: Programa Menor Lixo, mais vida
Termo de cooperação do Projeto de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
JICA – Japan International Cooperation Agenct
PMSP – Prefeitura do Município de São Paulo