Exames de Rastreamento – SUS
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou um projeto que permite ao Sistema Único de Saúde realizar exames para identificar biomarcadores para detecção precoce do câncer de mama em mulheres consideradas de alto risco (PL 6759/10).
As pesquisas de biomarcadores podem detectar riscos de mutações genéticas antes de os tumores serem clinicamente perceptíveis. Hoje, o SUS considera como grupo de risco mulheres com pelo menos um parente de primeiro grau com diagnóstico de câncer de mama abaixo dos 50 anos ou com diagnóstico de câncer de mama bilateral ou câncer de ovário em qualquer faixa etária; mulheres com história familiar de câncer de mama masculino; e mulheres com diagnóstico de lesão precursora do câncer de mama.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, ligado ao Ministério da Saúde, à exceção do câncer de pele não melanoma, o de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira. É também a principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil. Para o período de 2023 a 2025, o Inca estima mais de 73 mil novos casos de câncer de mama no País.
A proposta que autoriza que o Sistema Único de Saúde realize exames para identificar biomarcadores para detecção precoce do câncer de mama em mulheres consideradas de alto risco veio do Senado. Como foi modificada aqui na Câmara, retorna para nova análise dos senadores.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Paula Moraes.
Acesse o link