Um dos desdobramentos da Conferência Livre Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, realizada em maio na Fundacentro, foi o lançamento da Frente Parlamentar de Enfrentamento às Violências Relacionadas ao Trabalho em Campinas, em 15 de junho, com a proposta de criação de um canal de denúncias. Já a 17ª Conferência Nacional de Saúde, ocorrida de 2 a 5 de julho, em Brasília/DF, teve duas moções sobre saúde do trabalhador aprovadas.
Violência no trabalho
A criação de um canal nacional para denúncia de violências relacionadas ao trabalho, como acidentes de trabalho, abusos de poder e violações de direitos humanos nos ambientes laborais, foi uma das propostas da Conferência Livre Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. A ideia é a criação de um número de telefone nacional, a exemplo do disque 100 ou disque 180, acompanhada de uma ampla campanha de difusão e orientação junto aos trabalhadores e à população em geral.
O presidente da Fundacentro, Pedro Tourinho, participou da abertura da 17ª Conferência Nacional de Saúde, em 2 de julho, representando o Ministério do Trabalho e Emprego.
Acesse o link: