A identificação do Selo Verde é uma das ferramentas da certificação de Sistema de Gestão Ambiental, determinando a procedência e a qualidade de produtos, empresa e os processos produtivos.
O Selo verde traz informações que asseguram que não houve custos no bem natural, degradações, resíduos ao meio ambiente.
O referido selo, também é conhecido como rótulo ecológico, com características e praticas para certificação como questões de voluntariedade, regulamentações, ciclo de vida, seletividade, critérios ambientais do produto, características funcionais, participação, transparência, aspectos comerciais, concordância, acesso, submissão e participação, base cientifica, custos e taxas, sigilo.
Ao consumidor a garantia do selo verde representa confiança e excelência de qualidade. Na cidade de Niterói a Companhia Municipal de Limpeza Urbana criou a Resolução nº 02/2005 que estabelece o Plano de Certificação do Selo Verde.
Das 3000 madeireiras que atuam na Amazônia apenas 0,5% exercem as atividades com padrões de excelência e que possam assegurar a certificação de selo.